Muitos nem sabem, mas com algumas ações básicas, você já fica protegendo a garganta no inverno, época em que o cuidado precisa ser redobrado.
Isso porque com a chegada dos dias frios, os casos de dores e inflamações na garganta são mais propensos.
E foi pensando em te ajudar a manter sua saúde em dia que preparei esse artigo para te mostrar como hábitos simples fazem toda a diferença. Continue a leitura e proteja sua garganta!
Dor de garganta que não passa? Entenda o que pode estar por trás do sintoma
Primeiro, vamos entender por que a garganta sofre no inverno…
Isso acontece porque nessa fase do ano fatores combinados favorecem irritações e infecções.
O ar seco resseca as vias respiratórias, tornando a mucosa da garganta mais sensível. E quando se junta com as mudanças bruscas de temperatura, as defesas locais ficam enfraquecidas.
Além disso, no inverno passamos mais tempo em locais fechados e com pouca circulação de ar, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias, aumentando o risco de inflamações como faringite e amigdalite.
Agora que você sabe disso, vou te dizer como proteger a garganta no inverno!

Hábitos que protegem
Manter a garganta saudável durante o inverno não exige mudanças radicais, mas sim constância em pequenos cuidados diários. Dá uma conferida no que trouxe abaixo!
- Hidrate-se bem, porque é a água ao longo do dia que mantém a mucosa da garganta úmida e menos suscetível a irritações;
- Quando as mudanças bruscas de temperatura acontecerem na sua região, aposte em cachecóis ou camisas de gola alta, evitando de expor o corpo ao frio repentinamente;
- Mantenha os ambientes arejados, com janelas abertas, isso ajuda a renovar o ar e reduzir a concentração de micro-organismos;
- Lave as mãos com frequência ou use álcool em gel para evitar o contato com vírus e bactérias;
- Se fizer frio, não deixe de se agasalhar
- Procure consumir alimentos/bebidas mornas (como chás)!
E quando procurar ajuda médica? Te digo…
Quando proteger a garganta no inverno não for suficiente, e a dor estiver persistindo, é preciso buscar a avaliação de um médico, e nesses momentos a visita a um otorrinolaringologista é imprescindível!
Não deixe de procurar atendimento se houver dor intensa que não melhora em poucos dias, sentir dificuldade para engolir, passar por febre persistente, surgimento de linfonodos visíveis no pescoço (ínguas) e perceber a presença de pus ou placas brancas na garganta.
Lembre-se sempre que o diagnóstico precoce evita complicações e permite iniciar o tratamento adequado rapidamente.
Refluxo laringofaríngeo: sintomas, diagnóstico e tratamento
Partiu proteger a garganta no inverno?
Como deu para ver, quando você está protegendo a garganta no inverno, encontra uma combinação de prevenção e atenção aos sinais do corpo.
Esses pequenos hábitos são o que podem reduzir consideravelmente o risco de inflamações, por isso, nunca deixe de buscar orientação médica para um tratamento eficaz e mais rápido. É assim que você vai conseguir aproveitar o inverno com mais saúde e bem-estar!
Quer saber mais sobre esses assuntos? Continue acompanhando os meus artigos publicados por aqui e me siga no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)!



