Protegendo a garganta no inverno: hábitos e cuidados para evitar inflamações
22/08/2025

Muitos nem sabem, mas com algumas ações básicas, você já fica protegendo a garganta no inverno, época em que o cuidado precisa ser redobrado.

Isso porque com a chegada dos dias frios, os casos de dores e inflamações na garganta são mais propensos.

E foi pensando em te ajudar a manter sua saúde em dia que preparei esse artigo para te mostrar como hábitos simples fazem toda a diferença. Continue a leitura e proteja sua garganta!

Dor de garganta que não passa? Entenda o que pode estar por trás do sintoma

Primeiro, vamos entender por que a garganta sofre no inverno…

Isso acontece porque nessa fase do ano fatores combinados favorecem irritações e infecções.

O ar seco resseca as vias respiratórias, tornando a mucosa da garganta mais sensível. E quando se junta com as mudanças bruscas de temperatura, as defesas locais ficam enfraquecidas.

Além disso, no inverno passamos mais tempo em locais fechados e com pouca circulação de ar, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias, aumentando o risco de inflamações como faringite e amigdalite.

Agora que você sabe disso, vou te dizer como proteger a garganta no inverno!

Protegendo a garganta no inverno

Hábitos que protegem

Manter a garganta saudável durante o inverno não exige mudanças radicais, mas sim constância em pequenos cuidados diários. Dá uma conferida no que trouxe abaixo!

  • Hidrate-se bem, porque é a água ao longo do dia que mantém a mucosa da garganta úmida e menos suscetível a irritações;
  • Quando as mudanças bruscas de temperatura acontecerem na sua região, aposte em cachecóis ou camisas de gola alta, evitando de expor o corpo ao frio repentinamente;
  • Mantenha os ambientes arejados, com janelas abertas, isso ajuda a renovar o ar e reduzir a concentração de micro-organismos;
  • Lave as mãos com frequência ou use álcool em gel para evitar o contato com vírus e bactérias;
  • Se fizer frio, não deixe de se agasalhar
  • Procure consumir alimentos/bebidas mornas (como chás)!

E quando procurar ajuda médica? Te digo…

Quando proteger a garganta no inverno não for suficiente, e a dor estiver persistindo, é preciso buscar a avaliação de um médico, e nesses momentos a visita a um otorrinolaringologista é imprescindível!

Não deixe de procurar atendimento se houver dor intensa que não melhora em poucos dias, sentir dificuldade para engolir, passar por febre persistente, surgimento de linfonodos visíveis no pescoço (ínguas)  e perceber a presença de pus ou placas brancas na garganta.

Lembre-se sempre que o diagnóstico precoce evita complicações e permite iniciar o tratamento adequado rapidamente.

Refluxo laringofaríngeo: sintomas, diagnóstico e tratamento

Partiu proteger a garganta no inverno?

Como deu para ver, quando você está protegendo a garganta no inverno, encontra uma combinação de prevenção e atenção aos sinais do corpo.

Esses pequenos hábitos são o que podem reduzir consideravelmente o risco de inflamações, por isso, nunca deixe de buscar orientação médica para um tratamento eficaz e mais rápido. É assim que você vai conseguir aproveitar o inverno com mais saúde e bem-estar!

Quer saber mais sobre esses assuntos? Continue acompanhando os meus artigos publicados por aqui e me siga no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)!

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.

Kallil Fernandes | Otorrino em Natal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.