Cirurgia de desvio de septo (Septoplastia): saiba tudo sobre o procedimento!
13/02/2024

A cirurgia de desvio de septo, também chamada de septoplastia, consiste em remover ou remodelar o excesso de cartilagem e osso que causam o desvio.

No artigo de hoje, vamos tratar as principais dúvidas e tópicos sobre este procedimento: continue a sua leitura e confira!

O que é o desvio de septo? Conheça as principais causas e sintomas!

Desvio de Septo e Septoplastia

O desvio de septo é uma condição em que o septo nasal, a parede que separa as duas narinas, está desalinhado ou torto, dificultando a passagem do ar pelo nariz. 

Esse problema pode ser congênito, ou seja, presente desde o nascimento, ou adquirido, por traumas no nariz, inflamações ou alterações no crescimento da cartilagem.

As principais causas do desvio de septo são:

  • Pancadas no nariz, que podem fraturar ou danificar a cartilagem septal, especialmente na infância ou adolescência, quando o nariz ainda está em desenvolvimento;
  • Inflamações nasais, como rinite alérgica ou sinusite, que podem causar inchaço e alteração na forma do septo;
  • Alterações no desenvolvimento uterino ou traumas no parto, que podem afetar a formação do septo antes do nascimento.

Os sintomas incluem obstrução nasal, sangramento nasal, dor de cabeça ou facial, ronco, respiração pela boca e sinusites bacterianas de repetição.

Dor de ouvido no avião: entenda, previna e alivie!

Quando a cirurgia é indicada? Saiba mais detalhes sobre o procedimento!

Desvio de septo e consulta com otorrino

A cirurgia de desvio de septo é indicada quando os sintomas (listados anteriormente) interferem no bem-estar, na saúde e na qualidade de vida dos pacientes.

Uma dúvida comum durante os atendimentos é: “Afinal, como a cirurgia é realizada?”

É simples! A cirurgia de desvio de septo é feita sob anestesia geral ou local com sedação, e dura entre 60 e 90 minutos

O procedimento consiste em fazer um corte dentro do nariz para afastar a pele que o reveste e deixar o septo visível para o cirurgião. 

A correção se inicia com a retirada do excesso de cartilagem e de parte da estrutura óssea, depois há o reposicionamento da mucosa. 

Normalmente, após a cirurgia, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia.

Caso você possua ou suspeite ter um desvio de septo, consulte um otorrinolaringologista. Através desse acompanhamento, o especialista poderá te ajudar no tratamento.

Audição, paladar e olfato: descubra a importância dos sentidos

Agende uma consulta preventiva, é assim que você pode ter cuidados especializados que contribuem significativamente para sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre cuidar da sua saúde? Acompanhe o meu perfil no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.

Kallil Fernandes | Otorrino em Natal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.