Você sabe o que é Fístula de Líquor? Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento
12/11/2024

Você está sentindo um líquido vazando do seu ouvido e/ou nariz? Isso pode ser fístula de líquor, uma condição rara, mas que merece atenção redobrada.

Essa condição, embora rara, pode resultar em maiores complicações graves quando não for tratada precocemente e corretamente. Meningite e até mesmo a perda auditiva estão entre elas.

Reconhecer os sinais de alerta é fundamental, isso porque os sintomas podem ser semelhantes a outras condições, logo, pode ser difícil identificá-la inicialmente.

Neste texto, vou explicar melhor o que é a fístula de líquor, seus sintomas e como tratá-la adequadamente. Continue lendo este artigo! 

Sintomas da fístula de líquor

A fístula de líquor ocorre quando o líquor, o fluido que protege o cérebro e a medula espinhal, acaba vazando para fora do sistema nervoso central. O vazamento acontece por meio do ouvido ou do nariz.

Entre os principais sintomas da fístula de líquor estão:

  • Vazamento de fluido claro ou aquoso através do ouvido ou do nariz (acontece normalmente a partir de movimentos como por movimentos como assoar o nariz, tossir ou inclinar a cabeça para frente)
  • Dor de cabeça constante ou intermitente
  • Sensação de pressão na cabeça

Diagnóstico da fístula de líquor

O diagnóstico acontece por meio de uma avaliação clínica detalhada realizada por um otorrinolaringologista. Inicialmente, será analisado o histórico médico do paciente e observado os sintomas apresentados pelo paciente.

O primeiro contato é fundamental para os próximos passos do diagnóstico. Uma das alternativas será a realização de exames de imagem para confirmar o diagnóstico, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Com as técnicas e o acompanhamento do otorrinolaringologista, será possível identificar e localizar o vazamento de líquor. Quando há uma avaliação precisa e cuidadosa, maiores são as chances de evitar complicações graves e garantir o melhor prognóstico para o paciente.

Tratamento da fístula de líquor

Em relação ao tratamento da fístula de líquor, serão escolhidos os meios a partir da gravidade, da localização do vazamento e, claro, das necessidades do paciente. Afinal, o tratamento deve ser personalizado e individualizado para cada caso.

Quando o caso é considerado menos grave, o indicado é o repouso absoluto. O descanso pode auxiliar a diminuir a sensação de pressão na cabeça. Além disso, o recomendado é evitar atividades com esforços físicos intensos no dia a dia.

O uso de medicamentos também pode ser uma alternativa. Nesse caso, os antibióticos são frequentemente prescritos para evitar a meningite, uma infecção grave que pode ocorrer devido ao vazamento do líquor.

Em casos mais grandes, a cirurgia pode ser necessária para reparar a fístula, quando o tratamento mais convencional não for efetivo. O otorrino vai indicar a melhor alternativa para o seu caso específico.

Com o acompanhamento do otorrino, a fístula de líquor pode ser tratada de forma eficaz e pouco invasiva. O principal objetivo sempre será oferecer aos pacientes mais bem-estar e qualidade de vida.

 

Agende uma consulta preventiva, é assim que você pode ter cuidados especializados que contribuem significativamente para sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre cuidar dos seus sentidos? Acompanhe o meu perfil no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)

 

 

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.

Kallil Fernandes | Otorrino em Natal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.