Cuidados auditivos para músicos: por que todo amante da música precisa se atentar
07/05/2025

Ser um verdadeiro artista do som requer uma grande dedicação, mas essa mesma paixão pelos sons coloca em risco de desenvolver problemas auditivos, e é por isso que hoje quero falar com vocês sobre os cuidados auditivos para músicos!

Afinal, a exposição constante a volumes altos durante ensaios, apresentações e gravações pode trazer consequências sérias para a saúde auditiva…

Aqui, você encontrará medidas preventivas essenciais para proteger sua audição e garantir uma carreira saudável e duradoura. Continue lendo para descobrir como cuidar do seu bem mais precioso: a audição.

Você sabe o que é Fístula de Líquor? Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

Os riscos que envolvem a exposição prolongada a altos volumes

A exposição contínua a altos níveis de som pode levar à perda auditiva induzida por pequenos ruídos, quase imperceptíveis, mas que levam a uma condição irreversível.

Sons acima de 85 decibéis já podem causar danos se a exposição for prolongada, e situações como shows, ensaios e estúdios muitas vezes ultrapassam essa marca.

Além da perda auditiva, outros problemas como zumbido e intolerância a sons intensos podem surgir. Vale levar em consideração que esses sintomas podem começar como temporários, mas, sem o cuidado necessário, podem se tornar permanentes, comprometendo tanto a qualidade de vida quanto o desempenho musical!

Como usar fones de ouvido sem colocar a audição em risco?

Partiu prevenir!

Diante desse quadro, é essencial se dedicar a impedir tais problemas. E tudo começa com a prevenção através da adoção de hábitos saudáveis e do uso de equipamentos de proteção.

Confira 5 formas de se proteger!

  1. Modelos de protetores auriculares com filtro acústico de atenuação plana são ideais para músicos, pois reduzem o volume sem distorcer a qualidade do som.
  2. intervalos durante ensaios ou apresentações para permitir que seus ouvidos descansem e se recuperem.
  3. Utilize medidores de decibéis para garantir que o ambiente esteja dentro de níveis seguros, por isso, em palcos e estúdios, prefira monitores in-ear bem ajustados, que reduzem a necessidade de volumes altos.
  4. Sempre que possível, mantenha uma distância segura das caixas de som ou instrumentos de alta intensidade, como a bateria.
  5. Alimentação balanceada, sono adequado e exercícios físicos também contribuem para a saúde auditiva, mantendo o ouvido interno em boas condições metabólicas.

 

Guitarrista que precisa de cuidados auditivos para músicos

Percebeu como não é difícil ser músico e manter uma boa saúde auditiva?

Os cuidados auditivos para músicos não são apenas uma questão de saúde, são um investimento no futuro da sua carreira musical! Mas é preciso lembrar que você tem que ir além das medidas preventivas e do uso de equipamentos adequados…

Exames, como audiometrias periódicas, por exemplo, são indispensáveis, pois eles avaliam a capacidade auditiva, detectando sinais precoces de danos antes que se tornem irreversíveis.

A consulta com profissionais especializados, como otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, deve fazer parte da rotina de cuidados auditivos para músicos.

E então, partiu proteger seus ouvidos para continuar criando e apreciando a música que tanto ama, garantindo um legado sonoro por muitos anos? A sua audição é tão valiosa quanto qualquer instrumento que você toca!

Quer saber mais sobre esses assuntos? Continue acompanhando os meus artigos publicados por aqui e me siga no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)!

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.

Kallil Fernandes | Otorrino em Natal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.