Cuide da sua voz: conheça estratégias para combater a Laringite
18/01/2024

Você já se deparou com a persistência de uma dor de garganta incomum? Ou com uma constante da rouquidão? É… Isso é um sinal que você precisa se cuidar, pois talvez seja um caso de laringite.

Essa é uma inflamação na laringe que muitas vezes é subestimada, mas que pode causar desconforto considerável e merece a devida atenção.

Para te esclarecer esse assunto, te ajudo a entender melhor essa inflamação e te mostro também como preservar e aprimorar a sua saúde vocal a longo prazo, explorando estratégias eficazes e positivas para o bem da garganta.

Leia também: Rinite alérgica: como controlar os sintomas e ter mais qualidade de vida

Entendendo a laringite

Você já sabe que a laringite é uma inflamação, certo? Mas isso não quer dizer que seja algo simples, porque sua situação também se mostra como um reflexo da complexidade da saúde vocal.

A causa pode ser decorrente de uma variedade de fatores, indo desde infecções virais comuns até irritantes ambientais persistentes, se manifestando com sintomas como rouquidão, dor de garganta e tosse.

E é a compreensão da diversidade de causas que se mostra crucial para um diagnóstico preciso, fazendo com que seja considerado infecções virais, a influência de irritantes crônicos, o uso excessivo da voz e até condições autoimunes.

Mulher tocando garganta

Cuidados práticos e necessários

Para o bom funcionamento de sua laringe, a “atenção domiciliar” — o tipo de cuidado realizado dentro de casa — desempenha um papel crucial através de pequenas ações que fazem a diferença.

Isso não se trata apenas de uma forma de aliviar os sintomas, mas de adotar práticas que aceleram a recuperação e promovam uma saúde vocal duradoura! Confira:

  • Hidratar-se adequadamente: Vai além de simplesmente beber água, envolve escolhas específicas, como chás e caldos, alternativas para acalmar a inflamação.
  • Descansar a voz: Isso precisa ser levado em conta como um investimento na capacidade vocal futura, dando o devido respeito aos limites.

Leia também: Sinusite Crônica: conheça sua definição, causas, sintomas e mais!

Ações no tratamento

Para trazer o bem-estar de volta a quem sofre com a laringite, o tratamento medicamentoso costuma ser o mais utilizado.

O cuidado ocorre com um conjunto de estratégias adaptadas à origem específica da laringite. Isso quer dizer que pode envolver anti-inflamatórios e analgésicos capazes de proporcionar o alívio, sendo possível também recorrer a antibióticos, mas somente em casos necessários.

Já os procedimentos específicos, como a laringoscopia, podem até ser pouco conhecidos, no entanto, é uma outra solução para superar esse problema.

Em meio a essa gama de possibilidades, é imprescindível lembrar que para todos os casos a busca por um médico otorrinolaringologista é a principal ação a ser tomada, ok?

Médico examinando paciente

Cuide bem da sua saúde e você viverá bem!

Prevenir recorrências é mais do que evitar sintomas imediatos, é uma mudança de estilo de vida que visa a preservação da sua voz, da sua garganta e, claro, da sua laringe ao longo dos anos.

Por isso é tão importante a compreensão de que a busca pela orientação de um otorrinolaringologista é fundamental, afinal, é com ele, a partir de uma análise específica da vida do paciente, que é possível tomar as melhores atitudes em direção à uma saúde vocal duradoura.

Isso tudo vai além da informação, também está presente na dedicação que cada um deve ter para viver saudável e aproveitar o que há de melhor da vida!

Quer saber mais sobre esses assuntos? Continue acompanhando os meus artigos publicados aqui no site e me siga no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)!

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.