Otorrinolaringologia pediátrica: Cuidados essenciais para as crianças
09/04/2025

Sabemos que as crianças merecem todo o cuidado e dedicação dos pais em sua saúde e, para garantir que tudo esteja em dia, a otorrinolaringologia pediátrica é essencial!

Focada no cuidado do ouvido, nariz, garganta e vias aéreas das crianças, esse campo é vital para garantir o desenvolvimento saudável, monitorando a saúde auditiva e respiratória desde os primeiros anos de vida.

Para te ajudar nesses cuidados, aqui exploraremos as áreas de atuação, abordando as principais condições tratadas e a importância do acompanhamento contínuo. Continue a leitura!

Criança na Otorrinolaringologia pediátrica

As principais condições da otorrinolaringologia pediátrica

Assim como na fase adulta, durante a infância também existem variadas condições que precisam de um cuidado especializado. Confira algumas das mais comuns abaixo!

Otite média (Aguda e Crônica)

A otite é uma infecção no ouvido médio, sendo uma das causas mais frequentes de dor e febre em crianças. Em casos recorrentes, pode levar à perda auditiva temporária. O tratamento geralmente envolve antibióticos, e em alguns casos, é necessário o uso de tubos de ventilação para evitar infecções repetidas.

Amigdalite e adenoidite

Inflamações das amígdalas e adenoides são comuns em crianças e causam sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir e respiração ruidosa. Para casos graves ou recorrentes, o otorrino pode recomendar a remoção cirúrgica das amígdalas e/ou adenoides.

Sinusite

As infecções nos seios paranasais, ou sinusites, podem provocar dor facial, corrimento nasal e tosse. Em algumas situações, a cirurgia endoscópica pode ser necessária para limpar as vias nasais.

Distúrbios auditivos

Problemas auditivos em crianças podem ter causas diversas, como infecções, condições congênitas ou traumas. A intervenção precoce com aparelhos auditivos ou, em casos graves, implantes cocleares, pode fazer grande diferença para o desenvolvimento auditivo.

Apneia obstrutiva do sono

Crianças com amígdalas e adenoides aumentadas podem desenvolver apneia do sono, uma condição que interrompe a respiração durante o sono. A cirurgia para remoção das amígdalas ou adenoides pode ser uma solução para melhorar a qualidade de vida e o descanso das crianças.

Você sabe como a adenoide influencia no seu sistema imunológico?

Diagnosticando e tratando

Os diagnósticos para casos de condições em crianças na otorrinolaringologia pediátrica podem ser adaptados, sempre levando em conta o conforto e a sensibilidade.

Os exames audiológicos e respiratórios são realizados de forma lúdica para minimizar o estresse, possibilitando uma avaliação completa e segura.

Entre os tratamentos mais comuns realizados por otorrinos pediátricos, destacam-se:

  • Cirurgias de amígdalas e adenoides, realizadas em casos recorrentes de infecções ou obstrução das vias respiratórias, pois elas irão melhorar a respiração e reduzir o risco de apneia do sono.

  • A drenagem de ouvido é destinada para crianças com otites de repetição, com o procedimento de inserção de tubos de ventilação nos ouvidos, evitando novas infecções e prevenindo danos à audição.

  • Implantes cocleares e aparelhos auditivos são indicados para casos de perda auditiva severa, o que permite que a criança desenvolva suas habilidades auditivas e de fala de forma mais completa.

Criança sendo examinada na Otorrinolaringologia pediátrica

Acompanhamento do desenvolvimento saudável

Para além de problemas e tratamentos, um dos pontos cruciais da otorrinolaringologia pediátrica é o acompanhamento regular do desenvolvimento auditivo e respiratório.

Isso envolve consultas periódicas que permitem avaliar a evolução da saúde auditiva e prevenir problemas de fala, linguagem e desenvolvimento geral.

Essa atenção contínua é particularmente importante, pois permite detectar problemas de forma precoce e orientar os pais sobre medidas preventivas, garantindo o suporte necessário para uma infância saudável e um desenvolvimento adequado.

É assim, com o acompanhamento médico desde cedo, que é possível identificar e tratar problemas comuns, como otites e sinusites, além de monitorar o desenvolvimento auditivo, essencial para o aprendizado e a comunicação.

Quer conferir mais conteúdos como esse? Continue acompanhando os meus artigos publicados por aqui e me siga no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)!

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.

Kallil Fernandes | Otorrino em Natal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.