Exposição a ruído no trabalho: riscos auditivos e medidas de prevenção
12/09/2024

Você tem um emprego em um ambiente onde está constantemente exposto a ruído no trabalho? Se a resposta for sim, saiba que essa é uma realidade comum entre muitos profissionais atuantes no mercado de trabalho. 

Entretanto, sons e ruídos podem causar sérios danos à audição do trabalhador, independentemente da sua área de atuação, impactando diretamente a sua qualidade de vida e a saúde auditiva. 

Neste texto, iremos juntos analisar os riscos auditivos associados ao ruído ocupacional, destacando os perigos dessa exposição constante. 

Além disso, vamos identificar estratégias para proteger a audição dos trabalhadores e construir um ambiente de trabalho mais seguro. 

Continue lendo este artigo e saiba mais! 

Cuidando da sua Audição: saiba como prevenir lesões nos ouvidos

Riscos auditivos associados à exposição ao ruído

A exposição contínua a altos níveis de ruído no ambiente de trabalho pode resultar em dois tipos de perda auditiva, sendo temporária ou permanente a depender da intensidade e duração do contato com o som.

No caso da temporária, ocorre após a exposição a níveis elevados de ruído por um curto período e se manifesta como uma redução por um momento da audição. Já a permanente, é resultado da exposição contínua ou repetida, que é irreversível e afeta totalmente a capacidade de percepção de sons.

Por conta de tudo isso, é preciso estar atento aos sintomas! E eles envolvem o zumbido e a dificuldade para ouvir em ambientes com ruído de fundo.

Esse tipo de perda é progressiva, ou seja, pode não ser percebida imediatamente, mas vai se agravando com o tempo. Então, nada de ignorar esses sintomas, hein?!

Homem se protegendo de ruído no trabalho

Normas e regulamentações de segurança

Mas há normas e regulamentações de segurança para os trabalhadores durante o exercício profissional quanto a isso? 

Sim, a Norma Regulamentadora 15, mais conhecida como NR-15, estabelece os limites de tolerância para exposição ao ruído frequente e/ou intermitente no ambiente de trabalho. 

Segundo a NR-15, a exposição ao ruído não deve exceder 85 decibéis (dB) para uma jornada de trabalho de 8 horas. 

Dessa forma, caso haja uma exposição de nível de ruído mais altos, o tempo de exposição deve ser diminuído de maneira proporcional.

Além disso, a NR-9 estabelece a implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), onde inclui a avaliação e controle dos riscos presentes no trabalho, incluindo o ruído ocupacional.

Materiais de proteção para ruído no trabalho e mais

Medidas de prevenção e proteção de ruído no trabalho

Essas normas e regulamentações devem ser cumpridas para garantir a saúde auditiva dos trabalhadores.

Afinal, a perda auditiva induzida por ruídos pode ser irreversível, no entanto, podemos prevenir isso. 

Dessa maneira, é fundamental que os empregadores adotem medidas preventivas no ambiente de trabalho, como controle de exposição dos trabalhadores, uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e implementação de barreiras acústicas. 

No caso dos EPIs, eles são utilizados para reduzir a intensidade dos ruídos, a partir do uso de protetores auriculares e/ou abafadores de ruído.

Vale lembrar que a realização de exames para avaliar a auditiva, de forma periódica, deve ser incluída na rotina desse trabalhador. Um monitoramento contínuo da saúde auditiva do trabalho é essencial!

Tanto os empregadores quanto os trabalhadores devem adotar práticas de proteção auditiva. Cuide da sua audição e preserve sua saúde auditiva.

Quer saber mais sobre cuidados com a sua audição? Acompanhe o meu perfil no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)!

Compartilhe:

conteudo

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.

Kallil Fernandes | Otorrino em Natal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.