Cirurgia de desvio de septo (Septoplastia): saiba tudo sobre o procedimento!
13/02/2024

A cirurgia de desvio de septo, também chamada de septoplastia, consiste em remover ou remodelar o excesso de cartilagem e osso que causam o desvio.

No artigo de hoje, vamos tratar as principais dúvidas e tópicos sobre este procedimento: continue a sua leitura e confira!

O que é o desvio de septo? Conheça as principais causas e sintomas!

Desvio de Septo e Septoplastia

O desvio de septo é uma condição em que o septo nasal, a parede que separa as duas narinas, está desalinhado ou torto, dificultando a passagem do ar pelo nariz. 

Esse problema pode ser congênito, ou seja, presente desde o nascimento, ou adquirido, por traumas no nariz, inflamações ou alterações no crescimento da cartilagem.

As principais causas do desvio de septo são:

  • Pancadas no nariz, que podem fraturar ou danificar a cartilagem septal, especialmente na infância ou adolescência, quando o nariz ainda está em desenvolvimento;
  • Inflamações nasais, como rinite alérgica ou sinusite, que podem causar inchaço e alteração na forma do septo;
  • Alterações no desenvolvimento uterino ou traumas no parto, que podem afetar a formação do septo antes do nascimento.

Os sintomas incluem obstrução nasal, sangramento nasal, dor de cabeça ou facial, ronco, respiração pela boca e sinusites bacterianas de repetição.

Dor de ouvido no avião: entenda, previna e alivie!

Quando a cirurgia é indicada? Saiba mais detalhes sobre o procedimento!

Desvio de septo e consulta com otorrino

A cirurgia de desvio de septo é indicada quando os sintomas (listados anteriormente) interferem no bem-estar, na saúde e na qualidade de vida dos pacientes.

Uma dúvida comum durante os atendimentos é: “Afinal, como a cirurgia é realizada?”

É simples! A cirurgia de desvio de septo é feita sob anestesia geral ou local com sedação, e dura entre 60 e 90 minutos

O procedimento consiste em fazer um corte dentro do nariz para afastar a pele que o reveste e deixar o septo visível para o cirurgião. 

A correção se inicia com a retirada do excesso de cartilagem e de parte da estrutura óssea, depois há o reposicionamento da mucosa. 

Normalmente, após a cirurgia, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia.

Caso você possua ou suspeite ter um desvio de septo, consulte um otorrinolaringologista. Através desse acompanhamento, o especialista poderá te ajudar no tratamento.

Audição, paladar e olfato: descubra a importância dos sentidos

Agende uma consulta preventiva, é assim que você pode ter cuidados especializados que contribuem significativamente para sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre cuidar da sua saúde? Acompanhe o meu perfil no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.