Você está sentindo zumbido, perda da audição e vertigem? Isso pode ser Síndrome de Ménière!
13/02/2024

Zumbido e perda de audição em apenas um ouvido e aquela sensação de vertigem? Esses são os principais sintomas da Síndrome de Ménière, uma condição crônica que afeta o ouvido interno. 

A Síndrome de Ménière causa um impacto negativo na vida cotidiana dos pacientes diagnosticados com a condição. 

E, claro, otorrino desempenha um papel crucial no diagnóstico, orientação e acompanhamento dos pacientes.

Continue lendo este artigo para saber mais! 

O que é a Síndrome de Ménière

A Síndrome de Ménière é uma condição rara e crônica que afeta o ouvido interno, causada pelo acúmulo de líquidos dentro do labirinto (localizado dentro do ouvido) – que provoca o aumento da pressão da endolinfa.

Dessa forma, a condição causa o equilíbrio do paciente e a sua audição, já que a pressão influencia no funcionamento das células responsáveis por esses aspectos no organismo. Vale lembrar que geralmente afeta apenas um dos ouvidos e também não é labirintite (são condições relacionadas, mas não iguais),

Os sintomas podem aparecer de forma progressiva, com possíveis crises e perda de audição, no entanto, eles podem variar de paciente para paciente.

Causas e fatores de risco

Em relação às causas e fatores de risco associados à Síndrome de Ménière estão: distúrbios do sistema imunológico e do sistema metabólico, genética e fatores externos (como alimentação com excesso de sal, carboidratos e gordura)..

Sintomas da Síndrome de Ménière

Entre os principais sintomas da Síndrome de Ménière estão vertigens, tonturas, zumbidos, perda auditiva e sensação de plenitude no ouvido. 

Eles normalmente aparecem durante uma crise, ou seja, existe uma variabilidade e intensidade dos sintomas ao longo do tempo. Desse modo, o acompanhamento com o otorrino é fundamental para aliviar os sintomas mais intensos. 

Diagnóstico e papel do Otorrino

O otorrino é o profissional responsável por  desempenhar um papel crucial no diagnóstico da síndrome de Ménière, utilizando exames auditivos e testes específicos para identificar a condição de maneira eficaz e assertiva. 

Além disso, um histórico clínico e detalhamento dos sintomas por parte do paciente deve ser realizado durante o diagnóstico, para que não seja confundido com outras doenças como o tímpano perfurado, por exemplo. 

Tratamentos disponíveis

Tratamentos disponíveis

A Síndrome de Ménière não tem cura, mas tem tratamento para minimizar os efeitos dos sintomas. Medicamentos, terapia vestibular, fisioterapia e, em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos, estão entre as formas de tratamento indicadas pelo otorrino. 

O otorrinolaringologista pode orientar os pacientes sobre maneiras de conviver com a síndrome de Ménière, a partir dos tratamentos disponíveis do mercado e os seus possíveis efeitos colaterais de cada abordagem.

A escolha do tratamento será de acordo com a necessidade do paciente, bem como a indicação de estratégias para lidar com crises e melhorar a qualidade de vida – uma dieta equilibrada e saudável sem a presença de alimentos industrializados e ricos em sódio.

Dessa forma, faz-se necessário o acompanhamento regular com o otorrino para gerenciar e acompanhar a condição. Se você observar os sintomas acima, procure um otorrinolaringologista em caso de suspeita de síndrome de Ménière e tenha mais qualidade de vida. 

Quer saber mais sobre cuidar da sua saúde? Acompanhe o meu perfil no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.