Perda auditiva condutiva: compreenda as causas, sintomas e mais!
07/06/2024

A audição nos conecta ao mundo. Esse sentido contribui para a criação de laços, apreciação dos sons e nos alerta dos potenciais perigos à nossa volta. 

No entanto, muitas pessoas enfrentam desafios relacionados à audição, sendo a perda auditiva condutiva um dos problemas comuns.

Se você nunca ouviu falar neste distúrbio, continue a leitura e entenda tudo!

O que é a perda auditiva condutiva? Conheça as causas!

Sintomas e causas da perda auditiva condutiva

O nome desta condição explica muita coisa, pois ela é caracterizada por uma dificuldade em conduzir o som desde o ouvido externo até o ouvido interno. 

As principais causas são:

  • Infecções no ouvido médio (Otite Média): Infecções podem causar acúmulo de fluido no ouvido médio, dificultando a transmissão de som;
  • Cera de ouvido impactada (Cerume): O acúmulo excessivo de cera pode bloquear o canal auditivo, impedindo a passagem do som;
  • Perfuração do tímpano: Um tímpano perfurado pode resultar de infecções, traumas ou mudanças abruptas de pressão, comprometendo a capacidade de conduzir o som;
  • Otosclerose: Uma condição onde os pequenos ossos do ouvido médio, especialmente o estribo, ficam anormalmente fixos, reduzindo a transmissão de som;
  • Corpos estranhos no canal auditivo: Objetos e outros corpos estranhos (como insetos) inseridos acidentalmente no ouvido podem bloquear o som;
  • Tumores ou crescimentos anormais: Crescimentos, benignos ou malignos, podem obstruir ou danificar as estruturas do ouvido.

Veja quais são os sintomas mais frequentes

Os sintomas variam dependendo da causa, mas podem incluir:

  • Dificuldade em ouvir sons suaves ou abafados;
  • Sensação de pressão no ouvido;
  • Zumbido;
  • Inchaço e vermelhidão na orelha;
  • Secreção de fluido e dor de ouvido (em casos de infecção).

Leia também: Perda auditiva na terceira idade: ouça os sinais, fique atento à sua saúde!

A importância do otorrino: diagnóstico e tratamento 

Diante dos sintomas, consulte um especialista em otorrinolaringologista para um diagnóstico preciso. 

O diagnóstico é feito através de uma avaliação auditiva completa, que pode incluir exames como a otoscopia (inspeção visual do ouvido), audiometria (testes de audição) e, em alguns casos, exames de imagem para identificar anomalias estruturais.

Felizmente, muitas causas de perda auditiva condutiva são tratáveis e, até mesmo, reversíveis. As opções de tratamento podem incluir uso de medicação, remoção da cera, cirurgia e aparelho auditivos. 

O acompanhamento especializado é fundamental para a recuperação da sua saúde e qualidade de vida. 

Você também vai gostar de: Audição, paladar e olfato: descubra a importância dos sentidos

Por isso, não espere pelo agravamento de sintomas. Agende uma consulta preventiva, é assim que você pode ter cuidados especializados que contribuem significativamente para sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre cuidar dos seus sentidos? Acompanhe o meu perfil no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.