Natação e dor de ouvido: conheça as consequências da otite externa
10/04/2024

Muitos nadadores se perguntam se a natação pode causar dor de ouvido. A resposta é sim, às vezes acontece. 

E se não cuidarmos direito, pode até ocasionar problemas mais sérios, como a otite externa

Continue lendo este texto e entenda essa relação e como evitar esses incômodos para aproveitar melhor e praticar de forma segura este esporte.

Quais são as causas e os sintomas da otite externa? 

Natação e dor de ouvido imagem representativa

A otite externa, comumente conhecida como “ouvido de nadador”, é uma inflamação que afeta a parte externa do ouvido e pode ser bastante incômoda para quem pratica natação regularmente. 

Geralmente, ocorre quando a umidade prolongada no canal auditivo cria um espaço propício para o crescimento de fungos e bactérias. 

As principais causas incluem: água presa no ouvido, lesões no canal auditivo, condições da pele (como eczema e psoríase), e produtos químicos. 

Os sintomas podem variar de leves a graves, como dor, zumbido ou coceira no ouvido, dor ao mastigar ou falar, diminuição da audição, descamação da pele, secreção, vermelhidão e inchaço. 

Leia também: Diferentes níveis de surdez: entenda os tipos, graus e tratamentos 

Como prevenir e tratar a otite externa?

A prevenção desta condição consiste em manter o ouvido seco e limpo, evitar o contato de fungos e bactérias no canal auditivo através de uma boa higiene da região, bem como utilizar protetores de ouvido. 

Diante dos sintomas, é fundamental consultar um otorrinolaringologista para o tratamento precoce da otite externa. 

Com a orientação correta, a condição pode ser facilmente tratada, permitindo que o paciente continue a nadar com saúde e bem-estar.

Confira: Perda auditiva na terceira idade: ouça os sinais, fique atento à sua saúde!

Por isso, não espere por desconfortos persistentes ou pelo agravamento de sintomas. Agende uma consulta preventiva, é assim que você pode ter cuidados especializados que contribuem significativamente para sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre cuidar dos seus sentidos? Acompanhe o meu perfil no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.

Kallil Fernandes | Otorrino em Natal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.