Natação e dor de ouvido: conheça as consequências da otite externa
10/04/2024

Muitos nadadores se perguntam se a natação pode causar dor de ouvido. A resposta é sim, às vezes acontece. 

E se não cuidarmos direito, pode até ocasionar problemas mais sérios, como a otite externa

Continue lendo este texto e entenda essa relação e como evitar esses incômodos para aproveitar melhor e praticar de forma segura este esporte.

Quais são as causas e os sintomas da otite externa? 

Natação e dor de ouvido imagem representativa

A otite externa, comumente conhecida como “ouvido de nadador”, é uma inflamação que afeta a parte externa do ouvido e pode ser bastante incômoda para quem pratica natação regularmente. 

Geralmente, ocorre quando a umidade prolongada no canal auditivo cria um espaço propício para o crescimento de fungos e bactérias. 

As principais causas incluem: água presa no ouvido, lesões no canal auditivo, condições da pele (como eczema e psoríase), e produtos químicos. 

Os sintomas podem variar de leves a graves, como dor, zumbido ou coceira no ouvido, dor ao mastigar ou falar, diminuição da audição, descamação da pele, secreção, vermelhidão e inchaço. 

Leia também: Diferentes níveis de surdez: entenda os tipos, graus e tratamentos 

Como prevenir e tratar a otite externa?

A prevenção desta condição consiste em manter o ouvido seco e limpo, evitar o contato de fungos e bactérias no canal auditivo através de uma boa higiene da região, bem como utilizar protetores de ouvido. 

Diante dos sintomas, é fundamental consultar um otorrinolaringologista para o tratamento precoce da otite externa. 

Com a orientação correta, a condição pode ser facilmente tratada, permitindo que o paciente continue a nadar com saúde e bem-estar.

Confira: Perda auditiva na terceira idade: ouça os sinais, fique atento à sua saúde!

Por isso, não espere por desconfortos persistentes ou pelo agravamento de sintomas. Agende uma consulta preventiva, é assim que você pode ter cuidados especializados que contribuem significativamente para sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre cuidar dos seus sentidos? Acompanhe o meu perfil no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)

Compartilhe:

Kallil Fernandes

Médico otorrinolaringologista formado pela UFRN em 2015, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes entre 2016 e 2019.

Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atendo em Natal, Rio Grande do Norte.

A minha missão é cuidar da saúde dos seus sentidos: audição, olfato e paladar.